Iate Clube do Espírito Santo Iate Clube do Espírito Santo

O IATE

HISTÓRIA

Fundado em 1946, o Iate Clube do Espírito Santo representa uma tradição capixaba e escreve páginas importantes na história da cidade de Vitória e do Espírito Santo. Com sua sede na Praia do Canto, em Vitória, cumpre o seu papel de ser aglutinador social e, ao mesmo tempo, de promover esportes náuticos de forma aberta e democrática.

Mas ele não surgiu do nada e nem se materializou, como está agora, da noite para o dia. Muito pelo contrário. É o fruto do trabalho de um grande número de associados abnegados que, desde sua fundação até hoje, deixaram grandes parcelas de contribuição para o crescimento e engrandecimento de nosso ICES.

Era preciso contar essa história, até mesmo para que ela ficasse registrada nos corações e nas mentes dos mais jovens. Isso é o que foi feito. Como clube social, o Iate não foi apenas o gerador de histórias, de obras e de conquistas esportivas. Como teve experiência muito movimentada - em certos aspectos atribulada - também é repositório de episódios engraçados e curiosos. O ambiente do Iate, em grande parte das situações, sempre foi formado por gente de bom humor e de bem com a vida.

Com essa filosofia voltada para o convívio social e formação de atletas em vários esportes náuticos, o ICES faz parte do calendário esportivo nacional, trazendo competições importantes para as águas capixabas, além de destacar grandes atletas da vela e da pesca. O ICES tem fé no futuro. Acreditamos que vamos continuar crescendo, oferecendo a cada dia mais opções de esportes, lazer e cultura a nossos associados e à comunidade capixaba. Por isso, nossa importância será cada dia maior na sociedade em que vivemos e para a qual estivemos sempre abertos.

Pretendemos muito mais. Queremos crescer e nos desenvolver, sempre voltados para o futuro. Foi assim ontem, é assim hoje e será assim amanhã.

Ata de Fundação

"Ata de fundação de um clube esportivo como se segue: Aos seis (6) dias do mês de agosto do ano de mil novecentos e quarenta e seis (1946), nesta cidade de à rua Sete de Setembro, onde se acha estabelecida a Casa Bancaria Peixoto & Cia Ltda, às 17 horas e 30 minutos reuniram-se os Srs. Oswaldo de Freitas Victor, Otorrino Avancini, Eurico Ildebrando, Aurélio Ruschi, Olympio Brasiliense, Walter Ribeiro, Hubert Leslie Howard, Cicero Sudré, Joaquim Ribeiro Gonçalves, José Tarquínio da Silva, Raul Leão Castello e Asdrúbal de Resende Peixoto, afim de fundarem um club com a finalidade principal de incentivar a pratica do esporte de barco a vela. Ao projeto de estatutos apresentado foram feitas emendas e sugestões pelos presentes e foram tratadas digo e foram tomadas as seguintes deliberações:

• Considerar fundado o "Clube" com a denominação de "Yatch Club do Espírito Santo";
• Designar os Srs. Oswaldo Freitas Victor, Hubert Leslie Howard e José Tarquínio da Silva para constituírem a Comissão de Organização com as seguintes atribuições.
I) dar redação definitiva aos Estatutos tendo em vista as sugestões apresentadas;
II) entrar em entendimentos com a proprietária de terrenos na "Praia do Canto" sobre a compra de uma área para localização do "Clube";
III) promover nova reunião afim de serem submetidas a aprovação os estatutos e em seguida eleitos os Poderes do Club;
• Designar ainda os Srs. Asdrúbal de Resende Peixoto e Olympio Brasiliense para tomarem parte, juntamente com a Comissão Organizadora, nos entendimentos para comprar o aludido terreno para a localização do Club;
• A oitava reunião aludida acima será realizada no dia 17 do mês fluente, às 15 horas, no Club Victoria, gentilmente cedido para esse fim. Lida a presente e achada conforme assinam comigo, Raul Leão Castello, que servi como secretário, os presentes este ano.

Vitória, 6 de agosto 1946."